Menu Fechar

Jesus, o Messias da profecia – Como saber quem era o Messias?

Os profetas bíblicos predisseram que Deus enviaria ao mundo um homem para início ao Reino de Deus na Terra. O título dado a esse homem é HaMashiach (hebraico) ou Christós (grego), palavras que significam “Ungido”. (Em português, MESSIAS ou CRISTO)

Como saber quem era o Messias?

  • O Messias seria identificado por um conjunto de sinais proféticos.
  • Só aquele que cumprisse plenamente dezenas de profecias específica poderia ser recebido como o verdadeiro Messias.
  • Sabia que ninguém na história as cumpriu a não ser Jesus de Nazaré?

Falsos Messias

Antes de Jesus nascer, apareceram em Israel vários candidatos a Messias, que se veio a provar serem falsos. Um deles foi Simão da Pereia, que apareceu pouco antes de Jesus. Mais tarde, surgiram outros. É o caso de Simon bar Kochba, que liderou uma revolta contra os romanos entre 132 e 135 d.C. Acabou morto e arrastou consigo para a morte milhares de judeus.

No séc. 17, surgiu outro candidato: Shabbetai Zevi. Quando foi preso pelos turcos, porém, acabou por se converter ao Islão, evitando assim uma morte certa.

Muitos desses pseudo messias, foram apenas líderes políticos circunstanciais. Bastaria que os judeus consultassem os seus profetas para saberem que o verdadeiro Messias teria de acumular certos requisitos, preditos muito antes do seu nascimento.

Essas profecias messiânicas são muito específicas e, como procuraremos provar, foram até hoje cumpridas por um homem apenas: Jesus de Nazaré. É Ele o verdadeiro e único Messias. Jesus é o Cristo de Deus.

Profecia bíblica e adivinhação

Não devemos confundir profecia (bíblica) com adivinhação produzida por médiuns, astrólogos, feiticeiros, etc. Por exemplo, a astróloga americana Jeane Dixon (1904 – 1997) previu que em 1962 nasceria uma criança que riria transformar o mundo em 2000, fundando uma religião unificada e trazendo paz ao mundo. Nada disso aconteceu, como sabemos.

Se algumas dessas “profecias” são manifestamente falsas, outras são tão vagas que é impssível atribuir-lhes cumprimento definido. É o caso das predições de Nostradamus (1503-1566). Diz-se que ele teria predito algo sobre Hitler, mas a palavra no original é “Hister”, que se refere a uma antiga região situada a norte do Danúbio. Outro dos seus enigmas proféticos teria sido cumprido com a morte da princesa Diana e reza assim:

“Toma a Deus da Lua por seu dia e movimento: Uma testemunha errante e fanática das Leis de Deus, no despertar as grandes regiões do mundo para a vontade de Deus (Vontade Dele)”.

O que é de facto um enigma é como alguém capaz de associar o acidente que vitimou a desafortunada princesa a esta sequência desprovida de sentido.

Profecia bíblica – sinal da inspiração divina das escrituras

É bem diferente a profecia bíblia. O seu detalhe de precisão não se presta a interpretações forçadas e equívocas. Isso faz da Bíblia um livro absolutamente singular, porque atesta que ela tem uma origem sobre natural. De facto, a profecia é uma das maiores evidências de que a Bíblia é inspirada por Deus.

Pelo contrário, outros livros sagrados (como os Vedas Hindus ou o Livro do Mórmon) declaram ser divinamente inspirados sem que para tal apresentem qualquer evidência, nomeadamente profética. É que (como afirmou Isaías 42:9) só o Deus vivo pode declarar as coisas futuras antes que estas aconteçam!

Veja no quadro abaixo algumas profecias que Jesus cumpriu.

Os cálculos probabilísticos do Prof. Peter Stoner

O prof. P. W. Stoner, autor de A Ciência fala, fez um estudo matemático aplicado a algumas das profecias messiânicas que Jesus cumpriu. Embora existam muitas, Stoner selecionou apenas oito profecias que reproduzimos.

(O estudo pode ser consultado em http://sciencespeaks.dstoner.net/Christ_of_Prophecy.html#c9 )

ProfeciaReferênciaData aprox.Cumprimento
O Messias viria da linhagem de DaviJeremias 23:5600 a.C.Jesus era filho de David, por José e Maria
Nasceria em BelémMiqueias 5:2700 a.C.Jesus nasceu em Belém
Nasceria de uma virgemIsaías 7:14700 a.C.Maria era virgem quando concebeu Jesus
Um mensageiro anunciaria a sua chegadaMalaquias 3:1500 a.C.João Batista anunciou o Messias
Surgiria montado num jumentoZacarias 9:9500 a.C.Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém
Seria traído por 30 peças de prataZacarias 11:12500 a.C.Valor recebido por Judas por trair Jesus
As suas roupas seriam sorteadasSalmo 22:181000 a.C.Os soldados sortearam a roupa de Jesus
As suas mãos e pés seriam traspassadosSalmo 22:161000 a.C.Referência impressionante à crucificação

O resultado do estudo

O Prof. Stoner recorreu a 600 estudantes para colaborarem neste estudo, pedindo-lhes que fizessem um cálculo da probabilidade de estas oito profecias serem cumpridas por uma mesma pessoa. O resultado alcançado foi uma probabilidade de 10-25. Para termos ideia de quão baixa é a probabilidade, Stoner fez uma analogia:

“Em primeiro lugar, cubra toda a superfície da terra com moedas de dólar, até à altura de 120 pés [cerca de 36 metros]. Em segundo lugar marque especificamente um dessas moedas e enterre-a aleatoriamente. Em terceiro lugar, peça a uma pessoa para viajar pela Terra e descobrir a moeda marcada, tendo os olhos vendados, entre triliões de outras moedas.” É com acrescentar que este estudo foi validado pela Associação Científica Americana, que no seu parecer escreveu o seguinte:

“A análise matemática (…) baseia-se em princípios da probabilidade que são perfeitamente seguros e o Professor Stoner aplicou esses princípios de modo apropriado e convincente.”

Acresce que Stoner considerou apenas oito profecias, quando na verdade há 61 profecias muito específicas e quase 300 igualmente claras. A probabilidade de Jesus ter cumprido todas de forma acidental é, na prática, nula.

Jesus é verdadeiramente o Messias prometido, o único homem na História que cumpriu na sua vida todas as predições dos profetas de Israel.


“André achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achámos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus.”

João 1:41, 42

Os discípulos de Jesus identificaram-no como o Messias prometido. Pedro afirmou “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). André disse ao irmão: “Achámos o Messias!”. Milhares de judeus converteram-se a Cristo e assim nasceu a Igreja, que perdura até agora.

E hoje? O perigo de não aceitarmos Jesus como o nosso Messias é que poderemos acabar por aceitar falsos Messias (falsos líderes com falsos ensinos). Mas hoje, tal como no passado, Deus convida-nos a crer em Jesus como o Seu Filho, o Messias verdadeiro. Só Jesus cumpriu as profecias. Só Jesus operou maravilhas e prodígios que apenas o Messias poderia operar: curas, ressurreições, exorcismos, milagres (como a multiplicação dos pães) e muitos outros. Além disso, só Jesus ressuscitou! De que outros sinais precisamos?

O Messias veio há 2000 anos como servo sofredor, para morrer por si na cruz. Mas em breve Ele vai voltar, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Você quer entrar neste reino? Aceite-o como o seu salvador, o seu Messias!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *